A origem do SPFW

A origem do SPFW

SPFW Documentário

O SPFW veio, certamente para abalar as estruturas da moda nacional. E o embrião do que hoje é uma das maiores semanas de moda do mundo (o SPFW) foi segundo Paulo Borges, seu criador, o Phytoervas Fashion, que surgiu em 1993.

Tema do SPFW Inverno 2009

Gloria Coelho, Alexandre Herchovith e Ronaldo Fraga compuseram um casting que trouxe para o cenário mundial a imagem de uma moda que estava se desenvolvendo graças ao Phytoervas. Falar sobre moda não era comum no Brasil e jamais se imaginaria que existisse “conceito de marca”, por exemplo. Há 14 anos, as referências de moda para o Brasil proviam do mercado europeu. As revistas brasileiras faziam seus editoriais de moda baseadas no que as internacionais traziam. Os estilistas da época eram obrigados a seguir tendências ditadas pelo setor têxtil internacional. Contudo, havia a necessidade da moda brasileira explorar o universo cultural do próprio país. Foi assim que modelos, produtores, stylists e jornalistas de moda despontaram para um setor em ascensão. O Phytoervas Fashion foi transmitido ao vivo pela MTV, naquela época.

Capa do Cd do SPFW Inverno 2009

Capa do Cd do SPFW Inverno 2009

Em 1996, acreditando-se que, definitivamente havia espaço no Brasil para uma semana de moda organizada, próximo do que se via lá fora, o evento passou a se chamar Morumbi Fashion, com quatro desfiles diários e um público de cerca de 300 pessoas. Foi nesse período também que surgiram tops como Gisele Bündchen, Ana Claudia Michels e Isabeli Fontana. Grandes nomes do mundo da moda brasileira ficaram conhecidos: Ricardo Almeida, Ronaldo Fraga e Reinaldo Lourenço. Além disso, a abertura do mercado interno dada pelo Governo Collor para as importações, obrigou os empresários brasileiros a investir em tecnologia para combater a entrada dos produtos estrangeiros, inclusive os de grandes marcas como Chanel e Versace que chegavam ao Brasil na década de 90.

Em seguida, em 2001, o evento denominou-se São Paulo Fashion Week (SPFW) que atualmente é uma das maiores semanas de moda do mundo. Disse Paulo Borges, em entrevista ao programa Altas Horas, da rede globo “Olha, eu trabalho com moda já tem quase 30 anos. Eu viajava muito, assistia em Paris os desfiles e os de Milão também. E no Brasil não tinha isso! Ai eu resolvi começar a organizar essa história no Brasil, quando a economia começou a se acertar em 90 ai o mercado abriu e eu falei: ‘Bom, acho que agora é hora, demorou um pouco e em 96... começou’”.

Modelos no SPFW Inverno 2009

Modelos no SPFW Inverno 2009

Modelos no SPFW Inverno 2009

Modelos no SPFW Inverno 2009

Modelos no SPFW Inverno 2009

Modelos no SPFW Inverno 2009

Modelos no SPFW Inverno 2009

Com a declaração acima de Borges, podemos ver que o Calendário Oficial da Moda Brasileira foi criado para alargar as fronteiras da moda brasileira, afinal, o brasileiro é colorido, vibrante, alegre e diverso. A nossa moda, apesar de se encontrar ainda em consolidação, expressa isso. Com o SPFW, a moda inseriu-se como fator determinante no desenvolvimento econômico-industrial e no âmbito cultural do Brasil além de alavancar as fronteiras e fazer a moda nacional ser conhecida lá fora. O evento também contribuiu para a profissionalização de uma cadeia imensa que envolve estilistas, modelos, produtores, tecelagens, agências, técnicos e indústria em geral. "O SPFW é uma grande vitrine para o bem e para o mal. Todos os profissionais da moda vem para conhecer as novas caras, quem apareceu, quem se deu bem, quem se confirmou", afirma Érika Palamino.

Atualmente, o evento apresenta duas edições anuais: uma em janeiro, com a antecipação das coleções de inverno e a outra em julho, com coleções de verão. Os investimentos também cresceram: de 600 mil reais em 1993, para cerca de 6 a 7 milhões nas últimas edições. O número de desfiles também aumentou e chegou a 49 em janeiro de 2009, com a entrada de novos estilistas.

Com o SPFW a moda Brasileira está sendo reconhecida no fashion business internacional. Hoje, ele é o maior e mais importante evento de moda da América Latina e já pode ser considerado como participante da moda mundial, entre as principais semanas de moda como as de Paris, Milão, Londres e Nova York e tem importância ímpar na divulgação de produtos com design e com características do nosso país.

Festa de encerramento do SPFW Inverno 2009

Jornal do SPFW

Danusa Spricigo Pasqual

Redação

9 comentários para "A origem do SPFW"
  • SERGIO HAIRYS ESTILITA FORTALEZA

    SERGIO HAIRYS ESTILITA FORTALEZA

    (29 de agosto de 2012, 12:07hrs)

    O QUE VERMOS E QUE COM DICIPLINA E SABEDORIA O BRASIL TEM MUITO PARA CHEGAR AO TOPO DO MUNDO COM CRIATIVIDADE,DEDICAÇAO,ORIGINALIDADE E PULÇO. E E EXPLICITO QUE O QUE SOMOS COMO DESIGNER OU ESTILISTAS,EMVENTORES E CRIADORES SAO TUDO O MESMO NAO E CLASSIFICADO SE CHEGAMOS A UMA CADEIA DO MUNDO COM O TOPO DE PROFICIONAIS QUE TEMOS ENAO SER LEGIVEL QUE SEREMOS UNICO,AGRADEÇO POR TER NASCIDO BRASILEIRO POR SER CEARESSE E SABER QUE PODEREI UM DIA RISCAR AS PASSARELAS DA SPFW. E MIM EXPANDIR DE MUNDO A FORA ´´EU VIR AO MUNDO PARA VESTIR-LOS`´PARABENS

  • CunninghamPauline21

    CunninghamPauline21

    (29 de agosto de 2012, 12:07hrs)

    A lot of specialists state that <a href="http://goodfinance-blog.com">loans</a> aid people to live the way they want, just because they can feel free to buy needed stuff. Moreover, different banks give student loan for different classes of people.

  • tatiana

    tatiana

    (29 de agosto de 2012, 12:07hrs)

    è facinante essas pocibilidaes de criação, um dia concerteza frei pare desse mundo!

  • damien buirette

    damien buirette

    (29 de agosto de 2012, 12:07hrs)

    olá....vendo um ponto comercial de 225mts, jardim de inverno, pé direito alto de 6 metros. RADAR ORDINARIO PARA IMPORTAÇAO E EXPORTAÇAO.. FICA NA ALAMEDA LORENA , ENTRE AS RUAS AUGUSTA E HADOCK LOBO NOS JARDINS.O ESPAÇO É PERFEITO PARA UMA LOJA OU SHOW ROOM, .FONE 11-86 88 92 76 COM DAMIAN

  • Joana Brandão

    Joana Brandão

    (29 de agosto de 2012, 12:07hrs)

    Bom dia! Acompanho o trabalho da SPFW há vários anos e gostaria muito de obter o contacto de email para poder enviar o meu CV e candidatura espontânea. Desde já agradecida, Joana Brandão

  • Joana Brandão

    Joana Brandão

    (29 de agosto de 2012, 12:07hrs)

    Bom dia! Acompanho o trabalho da SPFW há vários anos e gostaria muito de obter o contacto de email para poder enviar o meu CV e candidatura espontânea. Desde já agradecida, Joana Brandão

  • ANDRÉ VERDE

    ANDRÉ VERDE

    (29 de agosto de 2012, 12:07hrs)

    Bom dia, Eu sou assistente de produção do canal MVM TV em Portugal e gostariamos muito de ter o vosso número ou e-mail para podermos entrar em contacto convosco e fazer uma proposta media partner. Temos acompanhado o vosso evento e gostariamos muito de apoiar-vos divulgando aqui em Portugal. Cumprimentos, André Verde

  • Márcio Monteiro

    Márcio Monteiro

    (29 de agosto de 2012, 12:07hrs)

    Amigos, Com 17 anos de lutas e conquistas, com certeza a história da São Paulo Fashion Week daria um livro emocionante. A Ritmo Comunicação é uma empresa de projetos especiais de marketing e está lançando agora os livros pessoais e corporativos, livros que contam a história de pessoas e de empresas. Vamos conversar a respeito? Estou à disposição para um encontro pessoal, quando poderia falar melhor deste projeto que, com certeza, vai emocionar vocês. Por enquanto, obrigado pela atenção. Aguardo contato. J.Márcio Monteiro Ritmo Comunicação

  • Campolim Palma Tives

    Campolim Palma Tives

    (29 de agosto de 2012, 12:07hrs)

    Criei uma novidade em pele de peixe. Gostaria de uma parceria de moda para um desfile em São Paulo. Estamos produzindo bolsas carteiras etc. Gostariamos de saber quanto custa o espaço para desfile. Obrigado Campolim Palma Tives Dois Vizinhos - Pr

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